Ortopedia

É uma especialidade médica que trata lesões dos ossos, osteoarticulares concretas ( ossos, músculos, ligamentos), com ou sem recurso a cirurgia.

Dr. Miguel Brites Moita
Dr. Levi Fernandes

Reumatologia

O que é a reumatologia e em que áreas actua?

A reumatologia é uma especialidade médica que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho locomotor (ossos, músculos e articulações). As doenças reumáticas incluem doenças degenerativas (osteoartrose), metabólicas (osteoporose), inflamatórias/auto-imunes (artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistémico, artrite psoriática, espondilartrite axial e outras espondilartropatias). Engloba patologias frequentes na população, como a fibromialgia, a gota ou tendinites, mas também doenças raras, como a esclerose sistémica ou miosites inflamatórias. Algumas doenças reumáticas podem afectar vários órgãos, como a pele, olhos, pulmões, rins, ou coração.

A reumatologia engloba ainda a realização de técnicas, como as infiltrações (de tendões, bursas e articulações), aspirações de quistos e bolsas sinoviais, ecografia articular e de partes moles, infiltrações guiadas por ecografia e mesoterapia.

Dr. João Madruga Dias

Ecografia Reumatológica

A ecografia é uma técnica de imagem segura, sem radiação e muito prática, que permite a visualização de estruturas anatómicas e a relação entre as mesmas. A ecografia reumatológica é realizada a crianças e adultos de todas as idades, inclusive durante a gravidez. Na reumatologia é efectuada ecografia ao sistema musculo-esquelético, permitindo avaliar articulações, músculo, tendões, enteses e osso, e possibilitando determinar a presença de inflamação (artrite, tendinite, tenossinovite, bursite), de alterações ósseas (osteoartrose, erosões) e mesmo de dano em tendões e ligamentos (rotura parcial ou total). A ecografia, ao contrário da radiografia, tac ou ressonância magnética, é dinâmica, pelo que se observa no momento os movimentos articulares e relações entre estruturas – tal permite o diagnóstico de conflitos e síndrome compressivos (síndrome túnel cárpico, síndrome canal cubital, conflito subacromial, entre outros).

A ecografia permite também ajudar na realização de infiltrações, viscossuplementação, sinoviortese e artrocentese, ou seja, permite efectuar procedimentos guiados pelo imagem ecográfica. Estes procedimentos são assim, mais rápidos, menos dolorosos, e com maior precisão e exactidão, o que se traduz em eficácia superior: O medicamento é colocado na estrutura musculo-esquelética específica onde é necessário.  O doente, se assim o desejar, consegue ver no ecrã do ecógrafo o procedimento a ser efectuado no momento.

Endocrinologia e Nutrição

A Endocrinologia e Nutrição é a especialidade médica que estuda o sistema endócrino, composto pelas glândulas endócrinas responsáveis pela produção de múltiplas hormonas. Estas hormonas são posteriormente lançadas na circulação sanguínea e actuam em todo o organismo, sendo essenciais à vida.

Por esse motivo, as doenças do sistema endócrina são sistémicas, podendo ter impacto em todos os sistemas do organismo.

    • A Especialidade de Endocrinologia e Nutrição aborda as seguintes doenças:
    • Diabetes
    • Doenças da Tiróide – (hipotiroidismo, hipertiroidismo,  nódulos da tiróide)
    • Obesidade
    • Doenças da Suprarrenal
    • Doenças da Hipófise
    • Doenças do metabolismo do osso (Hiperparatiroidismo, Osteoporose)
    • Hirsutismo (pelos em excesso nas mulheres);
    • Perturbações do ciclo menstrual de causa hormonal;
    • Infertilidade e diminuição do desejo sexual de causa hormonal;

Dr. Plamen Naidenov
Dr. Bruno Bouça

Ginecologia / Obstetrícia

A ginecologia-obstetrícia dedica-se à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do sistema reprodutor feminino (ginecologia), bem como ao acompanhamento durante gestação, no parto e pós-parto (obstetrícia).

Dr. Estevão costa
Dra Andrea Brito

Dermatologia

A dermatologia é uma especialidade médica que trata todas as patologias relacionadas com a pele: desde o diagnóstico ao aconselhamento e tratamento dermatológico, incluindo situações relacionadas com cabelo e unhas.

Dra Ana Filipe Monteiro
Dr. Leandro Silva

Pediatria

É uma especialidade médica que presta cuidados médicos desde a infância até à adolescência.
A pediatria dedica-se ao acompanhamento da criança ou adolescente, tanto saudável como quando portadora de patologia.

Dr. Domingos Sanca

Urologia

É uma especialidade médica que trata o aparelho urinário masculino e feminino e o aparelho genital masculino.

Dr. Paulo Vasco
Dr. Juan Monteverde

Pneumologia

A Pneumologia é a especialidade médica que diagnostica, trata e vigia doenças das vias respiratórias, pulmão e pleura, BEM COMO PATOLOGIA DO SONO, NOMEADAMENTE AOPNEIA OBSTRUTIVA DO SONO.

Dra Maria Inês Luz

Neurocirurgia

    • A Neurocirurgia é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças do sistema nervoso central e periférico e das doenças da coluna vertebral.
    • São exemplo dessas doenças as seguintes:
    • Tumores cerebrais e da hipófise;
    • Aneurisma cerebral;
    • Derrame e lesões vasculares cerebrais;
    • Tumores e lesões da medula espinal;
    • Estenose do canal raquidiano (medular);
    • Hérnias dos discos intervertebrais (hérnias discais);
    • Desvios da coluna: cifose, escoliose, lordose;
    • Tumores e lesões dos nervos periféricos;
    • Síndrome do túnel do carpo

Dr. Rui Rato

Otorrinolaringologia

É uma especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças da garganta, ouvido e nariz.

Dr. Ricardo Caiado

Neurologia

A neurologia é uma especialidade médica que se dedica à prevenção, ao diagnóstico e tratamento das doenças do sistema nervoso.

Dr. Júlio Barreto

Psiquiatria

A Psiquiatria é, por definição, a área da medicina responsável pela pesquisa e tratamento da doença mental, cujo objetivo é prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar os distúrbios da mente.

Dra Cláudia Mota Pinto

Medicina Geral Familiar

    • A Medicina Geral e Familiar é uma das especialidades responsáveis pelos cuidados de saúde primários.
    • É a especialidade correta para:
    • Fazer o acompanhamento regular do estado de saúde;
    • Realizar avaliações gerais periódicas da saúde;
    • Recorrer nas situações de doença comuns;
    • Recorrer para avaliação e certificação médica para prática de desporto de lazer;
    • Aconselhar sobre cuidados preventivos, vigilância da saúde e exames a realizar;
    • Aconselhar sobre planeamento familiar;
    • Aconselhar e decidir sobre a necessidade de referenciar para médicos de outras especialidades.

Dra Sheila Maugi
Dra Rita Durão
Dra Sara ferreira

Medicina Interna

A medicina interna dedica-se à prevenção, diagnóstico e orientação da terapêutica não cirúrgica das patologias dos adolescentes, adultos.

Os médicos especialistas em Medicina Interna têm uma formação abrangente, que lhes dá aptidão para intervir em praticamente todos as patologias e assumir o acompanhamento dos utentes de forma polivalente e multidisciplinar.

Dr. David Matias

Cardiologia

É uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças do coração.

Dr. Júlio Aranha

Clínica geral

A clínica geral dedica-se à prevenção, diagnóstico e orientação terapêutica não cirúrgica das doenças dos órgãos e sistemas de indivíduos de todos os escalões etários.

Dr. Tiago Cerdeira Neves

Podologia

É uma valência técnica da área da saúde que se ocupa da  prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações que afectam o pé e as suas repercussões no organismo humano, sendo o Podologista o profissional de saúde devidamente habilitado para o tratamento das patologias do pé.

Psicologia

A Psicologia Clínica é uma vertente da psicologia, especializada no desenvolvimento e aplicação de técnicas terapêuticas e de diagnóstico, para a identificação e tratamentos de distúrbios emocionais, comportamentais e/ou cognitivos. Engloba todas as idades.

Osteopatia

A osteoptia dedica-se à prevenção, avaliação e tratamento da dor através de terapia manual.

Terapia da Fala

A terapia da fala dedica-se à prevenção, avaliação e tratamento da comunicação humana e dos problemas com ela relacionados.